A Associação Alcacerense de Socorros Mútuos é uma associação sem fins lucrativos (IPSS) que nasceu em Alcácer do Sal a 17 de junho de 1883. O objectivo principal centra-se no apoio aos associados no sentido de auxiliar nos serviços de protecção social nomeadamente na saúde.
Para além da sua grande história salienta-se também o facto de possuir cerca de 1344 associados ativos, facto que define a Associação Alcacerense de Socorros Mútuos, vulgo “Montepio” como a maior associação do concelho de Alcácer do Sal.
As associações desta génese têm como principal objectivo auxiliar o Estado a responder, de forma rápida e sustentada, às necessidades locais.
Socialmente, encontramo-nos numa fase de alterações a nível da composição familiar, suas funções e responsabilidades, ao implemento da solidariedade intergeracional e social, de uma carência significativa de investimentos na área social direccionada para os mais idosos e pessoas portadoras de deficiência, às escassas Creches/Jardins de Infância públicas, o que se repercute em insuficientes respostas sociais para dar resposta às necessidades da sociedade. Ora, as IPSS e as mutualidades assumem este pilar de sustentabilidade ao criar instituições com serviços qualificados de modo a assegurar estes serviços que, por razões conhecidas, o Estado não consegue garantir por si só, apoiando as mesmas através das comparticipações da Segurança Social.
É por tudo isto que a ação da Associação Alcacerense de Socorros Mútuos revela-se hoje tão útil, urgente e necessária na sociedade atual.